O Instituto Brasil Solidário realiza a jornada de oficinas 2024 nas cidades de Irecê e Iraquara, interior da Bahia, entre os dias 3 e 10 de abril. As oficinas práticas do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), que incluem arte e cultura, são abertas para todos os educadores da rede pública de ensino.
As formações serão realizadas nos dias 3, 4 e 5 de abril, na Escola Municipal Marcionílio Rosa, em Irecê (BA) e nos dias 8, 9 e 10 de abril, Escola Municipal Professora Zélia Ribeiro Coutinho, em Iraquara (BA).
Leia também:
No último dia das oficinas, os alunos promovem apresentações de música, teatro, artes visuais, teatro de bonecos, oficinas criativas, leitura e fotografia em evento aberto ao público, de forma gratuita, inclusivo e acessível para educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e técnicos da Secretaria de Educação do Município.
Oficinas do Programa de Desenvolvimento da Educação
O Programa de Desenvolvimento da Educação trabalha o desenvolvimento integral dos alunos, estímulo à criatividade e expressão, fomento à autoconfiança e autoestima, inclusão e diversidade. Através do seu método formativo, o IBS já impactou 1.4 milhão de alunos em todo o Brasil. Só na Bahia já são 18 municípios atendidos.
Por meio do Plano Bienal Brasil Solidário, na Lei de incentivo à Cultura, o IBS preparou uma jornada intensa, envolvendo desde formações em Teatro, Pintura e Desenho, Teatro de Bonecos, Música, Oficinas Criativas, Fotografia, até a capacitação em Mediação de Leitura, incluindo a construção de espaços literários e doação de acervo de 500 livros para cada município, além da entrega de um kit para as ações de leitura com fantoches, aventais, sacolas e tapetes literários. Para a proposta de educomunicação, cada escola receberá 3 câmeras fotográficas.
Arte e cultura como temas transversais
Utilizando materiais reciclados, reaproveitados e de fácil acesso na comunidade, as oficinas apresentarão ideias simples, replicáveis e que já são multiplicadas em 26 estados e mais de 400 municípios em todo o Brasil através da metodologia do PDE.
No eixo de Incentivo à Leitura, a escola ganhará espaços literários lúdicos e criativos, com mobiliários sendo construídos a partir da reciclagem. Os cantinhos de leitura terão pufes de pneus, prateleiras e nichos de paletes, além de almofadas, tapetes e aventais literários produzidos com retalhos.
Na música, serão construídos instrumentos com materiais reutilizados, aproveitando carteiras que seriam descartadas na escola, baldes, tambores, canos de PVC e garrafas de vidro para a produção dos garrafones e vidrofones.
No Teatro de Bonecos, todos os personagens serão criados a partir de garrafas PET, pedacinhos de PVC e retalhos coletados pelos alunos da escola, além de elementos naturais de cada região, como sementes típicas e folhas, práticas que poderão ser mobilizadas de forma interdisciplinar nas atividades pedagógicas em sala de aula.
Retorno e reencontro com gerações
As cidades contempladas são antigas parceiras do IBS, onde atua há mais de uma década. Segundo Luis Salvatore, presidente do IBS, as expectativas das equipes que vão a Irecê e Iraquara é grande, afinal, será o reencontro 13 e 15 anos após a primeira vez que estiveram nas cidades.
Deste reencontro, o IBS espera testemunhar o trabalho que impactou gerações, com projetos que romperam as fronteiras do tempo, dos desafios de transições políticas e foram frutos de propostas iniciadas em sala de aula e que abriram grandes oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional das então crianças e jovens das comunidades beneficiadas.
O Legado do IBS
Em Iraquara, o IBS deixou como legado a primeira Biblioteca Municipal, instalada na região em 2012, toda moderna, que leva o nome do Presidente do IBS, Luis Eduardo Salvatore, com sede no Centro Cultural da região, que segue mobilizando a comunidade nas práticas de arte e incentivo à leitura, cozinha comunitária, tudo de forma gratuita. Em Irecê, o Ponto Cultural do Município, agregou as oficinas promovidas nas escolas, com atividades de rádio, fotografia e incentivo à leitura, que têm formado jovens empreendedores e capacitados para o mercado de trabalho na região.
Formações EAD
Ampliando as oportunidades de capacitação para os educadores da rede pública de ensino, com alcance em todo o Estado da Bahia, o Instituto Brasil Solidário está com inscrições abertas para os cursos EaD – Ensino a Distância.
As formações são oferecidas de forma gratuita, incluindo acesso a todo o conteúdo da plataforma, além de aulas interativas com participação de profissionais da educação das cinco regiões do Brasil. As inscrições podem ser realizadas de forma online.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!